Ocê Ano
A exposição Ocê Ano foi premiada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Edital 13/2023 do ProAC (Programa de Ação Cultural), para sua itinerância no Centro Cultural de Bragança Paulista e no Museu do Sol, em Penápolis, ambas cidades do interior do Estado de São Paulo.
Apresentamos aqui o seu catálogo em versão virtual o qual também foi impresso, assim como o curta-metragem produzido dentro deste projeto.
Um mergulho no profundo azul dos oceanos, seus mitos ancestrais, suas riquezas, e seus impasses no século 21, como a poluição de plástico, que causa impactos devastadores sobre os ecossistemas marinhos e, consequentemente, sobre o planeta. Esta é a proposta do Grupo Matilha, com a exposição “Ocê Ano”, da qual apresentamos aqui o catálogo e o curta-metragem realizados dentro do projeto. O Grupo é composto por artistas e curadores de 11 cidades, de Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.
Ocê Ano – o curta-metragem
Esse é o curta-metragem do projeto de itinerância da exposição Ocê Ano, que reúne pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, arte têxtil, modelagem, instalação e videoarte – sua temática está alinhada à iniciativa: Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), chamada de “Década dos Oceanos” (https://oceandecade.org/), que convoca pessoas de todo o mundo a se envolver e colaborar fora das suas comunidades tradicionais em favor dos oceanos e seus desafios de sustentabilidade.